Professores iniciam curso de Didática Específica com a Fundação Lemann


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou nesta sexta-feira, 20, no Instituto Juazeiro de Educação Superior (Ijes), o curso de Didática Específica da Língua Portuguesa (DELP) do Projeto Formar, da Fundação Lemann, parceria do Município. A formação se deu por meio da professora de Língua Portuguesa dos anos iniciais e ensino médio, Claudia Lima.

O curso é específico para professores do ensino fundamental, dos anos finais, com duração de 1 ano e 6 meses, com 12 módulos divididos em três módulos semi presenciais e três online, por meio de ação de multiplicação. O curso possui dois focos, onde um deles é formar o professor para atuar em sala de aula atualizando as práticas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o outro é formar futuros formadores, que irão multiplicar esta formação.

O objetivo é capacitar formadores alinhados à BNCC e professores de língua portuguesa também alinhados a Base Nacional. As premissas é que a formação é duradoura, com troca e colaboração entre cursistas e professores, deve ser personalizada alinhada também ao currículo da rede municipal.

De acordo com a Gerente do Ensino Fundamental, Socorro José, o curso traz a ideia de uma formação para fortalecer o trabalho que a Seduc já realiza com a formação continuada na Rede Municipal de Juazeiro do Norte. “Os cursistas foram escolhidos através de um link que nós disponibilizamos com os critérios para que eles pudessem se inscrever garantindo que, tantos professores da rede municipal quanto formadores, possam aprimorar a técnica e os conhecimentos, participando desse curso, contribuindo para a Aprendizagem 10”, disse.

Comente