Município do Ceará tem dez ônibus escolares apreendidos por falhas de segurança

FOTO: Cid Barbosa

A frota de veículos de transporte escolar da rede municipal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está desfalcada. Dez veículos foram apreendidos desde novembro por irregularidades de segurança, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nesta quarta-feira (4), três micro-ônibus escolares foram recolhidos. 

O principal problema, conforme o órgão, é a falta de certificado de autorização para realizar transporte escolar. O documento é emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e renovado semestralmente, após vistoria pelo órgão. De acordo com a PRF, nenhum dos três veículos retirados de circulação nessa quarta-feira possuía a permissão. 

Além da ausência do documento, foram encontradas irregularidades como falta de cinto de segurança nos bancos dos passageiros, automóveis com para-brisa trincado, extintor de incêndio vazio e com vistoria vencida, janelas de emergência sem alavanca para acionamento e pneus em mau estado de conservação.

Sem aluno prejudicado 
A frota de transportes escolares da Secretaria de Educação de Caucaia conta, atualmente, com 40 veículos, “e será totalmente renovada até o fim deste ano”, como informou a prefeitura em nota. Ainda segundo a gestão, “nenhum aluno atendido está desassistido em decorrência da retirada dos ônibus de circulação”. A pasta afirma que foram cinco veículos retidos, e não dez, como contabilizou a PRF. 

A mesma nota afirma que “os veículos aguardam a vinda de uma equipe do Detran para inspeção, solicitada pela Secretaria de Educação em novembro”, e que “todos os estudantes atendidos por esses cinco veículos serão contemplados por outros transportes e não serão prejudicados”.              (G1 CE)

Fonte: Gazeta Cariri

Comente