É verdade: as comidas mais gostosas nem sempre são as mais saudáveis… Se você ler esta lista e ficar assustada porque come todos os alimentos citados, não se preocupe. O problema, na verdade, está nos excessos.
Confira os alimentos que podem prejudicar o seu cérebro e a sua memória, de acordo com o portal Meganoticias (em espanhol):
Álcool
Com moderação, o álcool pode não ter efeitos importantes, mas danos cerebrais graves foram observados em pessoas com alcoolismo: de confusão e amnésia a perda de reconhecimento de emoções alheias.
Comidas ultra processadas
Alimentos processados — como doces e comidas congeladas — não são apenas ricos em calorias e pobres em nutrientes, mas também afetam o cérebro.
Um estudo (em inglês) relacionou o consumo regular dessas comidas com o aparecimento de síndrome metabólica e danos ao tecido cerebral. Outra pesquisa (em inglês) descobriu que essas refeições diminuem a memória e a aprendizagem.
Gordura trans
As gorduras trans devem ser evitadas sempre que possível, exceto quando está naturalmente associada a produtos derivados de animais, como carnes e laticínios.
Um estudo (em inglês) encontrou evidências de que, ao consumir margarina, a possibilidade de sofrer de Alzheimer ou de declínio cognitivo aumenta consideravelmente.
Bebidas açucaradas
Existem muitas doenças que surgem do excesso de açúcar, como diabetes e problemas cardiovasculares. Mas essas bebidas também foram associadas a uma chance maior de sofrer de doenças como o mal de Alzheimer.
Carboidratos refinados
Se falamos de açúcar, este grupo de alimentos também deve ser incluído. O pão branco e os produtos feitos com farinha estão incluídos neste grupo.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.