Memória Boa: Evite Estes Alimentos E Cuide Da Saúde Do Seu Cérebro

Saúde

É verdade: as comidas mais gostosas nem sempre são as mais saudáveis… Se você ler esta lista e ficar assustada porque come todos os alimentos citados, não se preocupe. O problema, na verdade, está nos excessos.

Confira os alimentos que podem prejudicar o seu cérebro e a sua memória, de acordo com o portal Meganoticias (em espanhol):

Álcool

Com moderação, o álcool pode não ter efeitos importantes, mas danos cerebrais graves foram observados em pessoas com alcoolismo: de confusão e amnésia a perda de reconhecimento de emoções alheias.

Comidas ultra processadas

Alimentos processados — como doces e comidas congeladas — não são apenas ricos em calorias e pobres em nutrientes, mas também afetam o cérebro.

Um estudo (em inglês) relacionou o consumo regular dessas comidas com o aparecimento de síndrome metabólica e danos ao tecido cerebral. Outra pesquisa (em inglês) descobriu que essas refeições diminuem a memória e a aprendizagem.

Gordura trans

As gorduras trans devem ser evitadas sempre que possível, exceto quando está naturalmente associada a produtos derivados de animais, como carnes e laticínios.

Um estudo (em inglês) encontrou evidências de que, ao consumir margarina, a possibilidade de sofrer de Alzheimer ou de declínio cognitivo aumenta consideravelmente.

Bebidas açucaradas

Existem muitas doenças que surgem do excesso de açúcar, como diabetes e problemas cardiovasculares. Mas essas bebidas também foram associadas a uma chance maior de sofrer de doenças como o mal de Alzheimer.

Carboidratos refinados

Se falamos de açúcar, este grupo de alimentos também deve ser incluído. O pão branco e os produtos feitos com farinha estão incluídos neste grupo.

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.